Your browser doesn't support javascript.
loading
Penitentiary health team: the reality of the work process. / Equipe de saúde penitenciária: a realidade do processo de trabalho.
Barbosa, Mayara Lima; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; Cogo, Ana Luisa Petersen; Ferreira Junior, Marcos Antonio; Costa, Gabriela Maria Cavalcanti; Santos, Viviane Euzébia Pereira.
Afiliación
  • Barbosa ML; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Atenção à Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Campus Universitário s/n, BR 101, Lagoa Nova. 59072-970 Natal RN Brasil. mayaralimabarbosa@gmail.com.
  • Salvador PTCO; Centro Universitário Unifacisa. Campina Grande PB Brasil.
  • Cogo ALP; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal RN Brasil.
  • Ferreira Junior MA; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre RS Brasil.
  • Costa GMC; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande MS Brasil.
  • Santos VEP; Programa de Pós-Graduação de Saúde Pública, Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande PB Brasil.
Cien Saude Colet ; 27(12): 4397-4405, 2022 Dec.
Article en Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-36383853
RESUMO
O objetivo deste artigo é caracterizar o processo de trabalho da equipe de saúde penitenciária no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com duas Equipes de Atenção Básica Prisional do estado da Paraíba. Foram feitas entrevistas individuais com os profissionais de saúde, a fim de elucidar o processo de trabalho desenvolvido. O corpus foi composto por dez textos, analisado com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq) e exposto por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e da Análise de similitude. A análise do corpus demonstrou que houve 5.417 ocorrências de palavras, difundidas em 1.090 formas, com média de ocorrência de 5,97 palavras para cada forma. A CHD analisou 152 segmentos de texto, com retenção de 75% do corpus, que resultou na construção de quatro partições e seis classes, a saber: atenção às necessidades percebidas; atividade de aconselhamento; acolhimento da PPL e da família; dificuldades relacionadas ao sistema; dificuldades relacionadas aos recursos; e sugestão para formação profissional para EABP.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Prisiones Tipo de estudio: Qualitative_research Límite: Humans País/Región como asunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Revista: Cien Saude Colet Año: 2022 Tipo del documento: Article Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Prisiones Tipo de estudio: Qualitative_research Límite: Humans País/Región como asunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Revista: Cien Saude Colet Año: 2022 Tipo del documento: Article Pais de publicación: Brasil