Your browser doesn't support javascript.
loading
RELIABILITY OF THE ISOMETRIC DYNAMOMETER IN CONTROL, PARAPLEGIC, AND AMPUTEE INDIVIDUALS.
Fortes, Jefferson Pacheco Amaral; Hotta, Gisele Harumi; Aguiar, Débora Pinheiro; Oliveira, Victor Bruno Soares DE; Oliveira, Francisco Carlos DE Mattos Brito; Santos-Júnior, Francisco Fleury Uchoa.
Afiliación
  • Fortes JPA; Lead - Dell Research, Development, and Innovation Center, Fortaleza, CE, Brazil.
  • Hotta GH; Instituto Le Santé, Fortaleza, CE, Brazil.
  • Aguiar DP; Lead - Dell Research, Development, and Innovation Center, Fortaleza, CE, Brazil.
  • Oliveira VBS; Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto Medical School, Department of Health Sciences, Ribeirão Preto, SP, Brazil.
  • Oliveira FCMB; Lead - Dell Research, Development, and Innovation Center, Fortaleza, CE, Brazil.
  • Santos-Júnior FFU; Lead - Dell Research, Development, and Innovation Center, Fortaleza, CE, Brazil.
Acta Ortop Bras ; 31(1): e255829, 2023.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-36844127
RESUMO
Objetivo: Determinar o coeficiente de correlação intraclasse (CCI), o erro padrão da medida (EPM), a mínima mudança detectável (MMD) e a mínima mudança clinicamente importante (MMCI) das medidas isométricas de força muscular da extensão de tronco e da flexão e extensão de joelho em contração máxima de indivíduos saudáveis, paraplégicos e amputados, usando um dinamômetro isométrico com cinto para estabilização. Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal para avaliar a confiabilidade de um dinamômetro portátil isométrico nos movimentos de extensão de tronco e de flexão e extensão de joelho de cada grupo. Resultados: Em todas as medidas o CCI apresentou uma variação de 0,66 a 0,99, o EPM de 0,11 a 3,73 kgf e a MMD de 0,30 a 10,3 kgf. A MMCI dos movimentos variou de 3,1 a 4,9 kgf no grupo de amputados e de 2,2 a 3,66 kgf no grupo de paraplégicos. Conclusão: O dinamômetro manual demonstrou boa confiabilidade intraexaminador, com variação de CCI de moderada à excelente, apresentando-se como um recurso confiável para mensurar força muscular de amputados e paraplégicos. Nível de Evidência II, Estudo Observacional Transversal.
Palabras clave

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Guideline / Observational_studies Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Guideline / Observational_studies Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil