Your browser doesn't support javascript.
loading
AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONHECIMENTO SOBRE LEISHMANIOSE E TOXOPLASMOSE EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA, SP
Araúz Viol, Milena; Vinicius Shigaki Matos, Lucas; Conceição Costa de Aquino, Monally; Pazzoto Alves, Izabella; Bregadioli, Thales; César Miranda Oliveira, Bruno; Helena Venturoli Perri, Silvia; Denise Saraiva Bresciani, Katia.
Afiliación
  • Araúz Viol, Milena; Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.
  • Vinicius Shigaki Matos, Lucas; Curso de Pós Graduação da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal.
  • Conceição Costa de Aquino, Monally; Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.
  • Pazzoto Alves, Izabella; Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.
  • Bregadioli, Thales; Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.
  • César Miranda Oliveira, Bruno; Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.
  • Helena Venturoli Perri, Silvia; Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.
  • Denise Saraiva Bresciani, Katia; Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.
Vet. Zoot. ; 21(2): 306-313, 2014.
Article en Pt | VETINDEX | ID: vti-699354
Biblioteca responsable: BR68.1
RESUMO
Considerando a importância zoonótica das infecções por Leishmania spp. e Toxoplasma gondii na região de Araçatuba, São Paulo, o presente trabalho determinou o grau de conhecimento de moradores  araçatubenses sobre estas duas enfermidades. Questionários a respeito destas doenças foram aplicados a 123 pessoas. Em relação ao grau de escolaridade, todas os entrevistados eram alfabetizados, sendo que 69,9% (86/123) não cursaram ensino superior e 30,8% (37/123) completaram um curso de graduação. Destes, 91,9% (34/37) sabiam o significado do termo zoonose, havendo diferença significativa em relação aos que não eram formados. Esta palavra era desconhecida por ¬¬¬¬¬¬57% (29/123) do total de entrevistados. A maioria dos não graduados, 59,3% (51/86) não sabia o que é toxoplasmose e entre os graduados, 35,1% (13/37) desconheciam o assunto, havendo diferença significativa entre os grupos. Quanto a prevenção da infecção por Leishmania, uma maior proporção de moradores preconizaram a limpeza ambiental seguida da coleira repelente e do uso de citronela. Em relação á toxoplasmose, 54,5% desconheciam as formas de transmissão desta enfermidade e entre os que possuíam grau superior completo, 13 ignoravam qualquer meio de  transmissão.   Em se tratando de prevenção desta doença, 55,3% (68/123) não souberam informar quaisquer conduta profilática. No grupo de maior instrução, 14 não sabiam como se pr
Palabras clave
Texto completo: 1 Base de datos: VETINDEX Idioma: Pt Revista: Vet. Zoot. Año: 2014 Tipo del documento: Article
Texto completo: 1 Base de datos: VETINDEX Idioma: Pt Revista: Vet. Zoot. Año: 2014 Tipo del documento: Article