Your browser doesn't support javascript.
loading
Contribuição da condição ocupacional de indivíduos obesos no comportamento alimentar
Bossa, Rayli; Martins Evangelista, Mayara; Nascimento de Paula, Hadilan; Marques de Oliveira, Maria Rita.
Afiliação
  • Bossa, Rayli; Centro Universitário de Rio Preto,São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.
  • Martins Evangelista, Mayara; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Araraquara, São Paulo, Brasil.
  • Nascimento de Paula, Hadilan; Centro Universitário de Rio Preto,São José do Rio Preto, São Paulo, Brasi.
  • Marques de Oliveira, Maria Rita; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Araraquara, São Paulo, Brasil.
Arch. Health Sci. (Online) ; 26(3): 158-162, 20/12/2019.
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1361961
Biblioteca responsável: BR1810.9
RESUMO

Introdução:

Indivíduos obesos que aguardam a cirurgia bariátrica podem apresentar alterações do comportamento alimentar, como restrição dietética, alimentação emocional, e descontrole alimentar. Esses aspectos são comumente avaliados pelo Questionário Alimentar de Três Fatores (TFEQ-18) e, pressupõe-se, que possam ser influenciados por variáveis sociodemográficas e socioeconômicas, como o desemprego.

Objetivo:

Verificar se há uma relação dos aspectos do comportamento alimentar, medidos pelo TFEQ-18, com a condição ocupacional de indivíduos obesos.

Métodos:

A amostra foi composta por 522 indivíduos de ambos os sexos, de 18 a 65 anos, com Índice de Massa Corporal ≥ 40 Kg/m2 ou ≥ 35 Kg/m² com comorbidades, que aguardavam a realização da cirurgia bariátrica no Sistema Único de Saúde. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e TFEQ-18, bem como verificado a altura e o peso atual dos pacientes. Foi realizada análise descritiva das variáveis e as características entre os grupos foram medidas por meio do teste t independente para variáveis continuas e teste qui-quadrado para variáveis categóricas. Também foi realizado o teste t para análise dos itens do TFEQ-18 entre os grupos de pacientes de acordo com a situação ocupacional.

Resultados:

A amostra foi composta por 434 mulheres e 88 homens, com idade média de 39,1±10,7 anos. Desses 522 pacientes avaliados, 267 eram do grupo ativo e 255 do grupo não ativo. A maioria dos pacientes possuíam problemas de saúde, eram sedentários e estavam em união estável ou casados. Apenas a variável idade e estrato socioeconômico apresentaram diferença significativa entre os grupos (p<0,05). A idade foi maior no grupo não ativo, e o estrato socioeconômico foi maior no grupo ativo. Não houve diferença significativa entre os grupos em relação aos fatores do comportamento alimentar.

Conclusão:

A condição ocupacional não influenciou os aspectos avaliados do comportamento alimentar de pacientes que aguardavam a cirurgia bariátrica pelo sistema público de saúde.

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: Arch. Health Sci. (Online) Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: Arch. Health Sci. (Online) Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo
...