Your browser doesn't support javascript.
loading
Avaliação da concordância das medidas do complexo aórtico através de softwares dedicados para realização de planejamento para TAVI em relação a medidas realizadas por especialistas em imagem cardiovascular / Assessment of the agreement of measurements of the aortic complex using dedicated software for carrying out TAVI planning in relation to measurements performed by specialists in cardiovascular imaging
Delamain, José Henrique Herrmann; Lemos, Lucas Ferreira Marcondes; Teixeira, Pedro Soares; Cervone, Alberto Colella; Delamain, Tacianne Rolemberg Braga; Ramos, Auristela Isabel de Oliveira; Ohe, Louis Nakayama; Damiani, Lucas Petri; Morales, Paul Alejandro Salvador; Pinto, Ibrahim Masciarelli; Feres, Fausto; Siqueira, Dimytri Alexandre de Alvim.
Afiliação
  • Delamain, José Henrique Herrmann; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Lemos, Lucas Ferreira Marcondes; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Teixeira, Pedro Soares; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Cervone, Alberto Colella; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Delamain, Tacianne Rolemberg Braga; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Ramos, Auristela Isabel de Oliveira; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Ohe, Louis Nakayama; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Damiani, Lucas Petri; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Morales, Paul Alejandro Salvador; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Pinto, Ibrahim Masciarelli; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Feres, Fausto; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Siqueira, Dimytri Alexandre de Alvim; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
J. Transcatheter Interv ; 31(supl.1): 151-151, jul.-set. 2023. ilus., tab.
Artigo em Português | CONASS, Sec. Est. Saúde SP, SESSP-IDPCPROD, Sec. Est. Saúde SP | ID: biblio-1513152
Biblioteca responsável: BR79.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

A troca valvar aórtica transcateter (TAVI) apesar de menos invasiva, consiste em procedimento de alta complexidade, cujo planejamento constitui um dos mais importantes passos para sua realização. A utilização da Tomografia computadorizada (TC) é hoje considerada o padrão-ouro para definição das medidas do complexo aórtico e escolha da prótese transcateter. Os softwares mais utilizados são aqueles de mensuração manual, vez que são gratuitos. Apesar de amplamente disponíveis, demandam mais tempo para análise, possuem curva de aprendizado maior e são sujeitos a erros do operador iniciante. Os softwares automáticos (HeartNavigatorTM, Phillips ®) e semi-automáticos (3MensioTM, Pie Medical Imaging ®) são práticos, rápidos e validados em estudos, mas pouco disponíveis.

OBJETIVOS:

Avaliar a correlação (concordância) do planejamento pré-TAVI realizado de forma manual por operadores iniciantes (Fellow), medidas semi-automáticas realizadas através do software 3MensioTM por operador treinado e automáticas através do HeartNavigatorTM, em relação ao especialista em imagem cardiovascular, considerado o padrão-ouro. Objetivamos também avaliar o impacto das medidas na escolha do tamanho bioprótese.

MÉTODOS:

Estudo transversal, prospectivo, incluindo TC`s de pacientes submetidos a TAVI de Outubro de 2020 a Dezembro de 2022, com cegamento das medidas entre os operadores. Escolhidos aleatoriamente 100 casos do banco de dados e reavaliadas as TC`s, sendo as medidas inseridas em banco de dados específico, onde cada operador possuía o conhecimento apenas do tipo da bioprótese utilizada e seu respectivo guia de medidas.

RESULTADOS:

Dentre os 100 casos selecionados, foi possível a reavaliação da TC em 93 casos. Os pacientes eram em sua maioria homens (57, 61,3%), com idade média de 77 anos (± 7,4), 59,6 kg (± 13,8) e 1,62 cm de altura (± 8,7). A Tabela 1 apresenta a média e desvio padrão das medidas avaliadas e resumem as relações entre os observadores com a referência a partir do viés e intervalo de credibilidade de 95% e o Coeficiente de Concordância de Lin. O HeartNavigator foi o que apresentou menor correlação em relação ao padrão-ouro, apresentando um viés importante para estimativas de tamanho da prótese. O 3mensio apresentou os melhores coeficientes de concordância das medidas, bem como concordância na escolha do tamanho da bioprótese (Fig. 1).

CONCLUSÃO:

O presente estudo reforça a importância do planejamento pré-TAVI e o possível impacto da avaliação tomográfica por operadores iniciantes ou por softwares automáticos, visto variabilidade importante em relação ao especialista em imagem cardiovascular, o que pode impactar na decisão de tratamento de pacientes submetidos a TAVI. Destaca-se a alta concordância e menor variabilidade inter-operador quando utilizado o software 3Mensio, sendo este, superior em predizer o tamanho da bioprótese utilizada.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: CONASS / Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Substituição da Valva Aórtica Transcateter Idioma: Português Revista: J. Transcatheter Interv Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: CONASS / Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Substituição da Valva Aórtica Transcateter Idioma: Português Revista: J. Transcatheter Interv Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
...