Your browser doesn't support javascript.
loading
Impacto da pandemia de Covid-19 na realização de exames diagnósticos cardiológicos no Brasil: uma análise do SUS e da medicina suplementar / Impact of the Covid-19 pandemic on the performance of cardiological diagnostic exams in Brazil: an analysis of the SUS and supplementary medicine
Senra, Tiago; Almeida, Flavia Pires; Senzaki, Gustavo; Amorim, Luis Otavio Lopes; Feres, Fausto; Freitas, Renata Valeri de.
Afiliação
  • Senra, Tiago; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Almeida, Flavia Pires; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Senzaki, Gustavo; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Amorim, Luis Otavio Lopes; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Feres, Fausto; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Freitas, Renata Valeri de; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
ABC., imagem cardiovasc ; 36(3 supl. 1): 28-28, jul.-set., 2023.
Artigo em Português | CONASS, Sec. Est. Saúde SP, SESSP-IDPCPROD, Sec. Est. Saúde SP | ID: biblio-1518585
Biblioteca responsável: BR79.1
RESUMO
RESUMO Introdução/

Justificativa:

A pandemia de COVID-19 provocou redirecionamento massivo dos recursos do sistema de saúde brasileiro no atendimento aos pacientes, que aliado às medidas de isolamento social tiveram impacto sobre o diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares. Até o momento não há dados precisos sobre o impacto desses eventos sobre a realização de exames diagnósticos cardiológicos nos primeiros 2 anos da pandemia.

OBJETIVO:

avaliar o número de exames diagnósticos cardiológicos no SUS e na medicina suplementar nos anos de 2019 a 2021 no Brasil.

MÉTODO:

coletamos dados referentes aos exames de teste ergométrico, ecocardiograma (repouso e estresse; transtorácico e transesofágico), cintilografia (perfusão de estresse e repouso), cineangiocoronariografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética cardíaca realizados nos anos de 2019, 2020 e 2021 no SUS e na medicina suplementar. Os dados foram agrupados por ano, método diagnóstico, sistema (público ou privado) e região do Brasil e os resultados foram comparados.

RESULTADOS:

no ano de 2019, foram realizados 10,5 milhões de exames diagnósticos cardiológicos (SUS+suplementar); em 2020 houve queda para 8,2 milhões; já em 2021 houve recuperação parcial, com 10,3 milhões de exames realizados. As tendências diferiram conforme o sistema enquanto no SUS observou-se queda de 24,5% em 2020 e queda de 5,2% em 2021 (referentes a 2019), na saúde suplementar encontramos queda de 20,7% em 2020 e queda de 0,2% em 2021 (referentes a 2019). A avaliação por método diagnóstico também mostrou comportamento heterogêneo teste ergométrico, cintilografia miocárdica e cateterismo apresentaram queda em 2020 e recuperação apenas parcial em 2021 em relação aos nùmeros de 2019; já o ecocardiograma mostrou queda em 2019 com crescimento em 2021 acima dos números de 2019; por fim, tomografia computadorizada e ressonância magnética cardíacas apresentaram aumento contínuo ao longo de 2020 e 2021 em relação a 2019. Por fim, a análise por região também mostrou comportamento heterogêneo regiões Nordeste e Sudeste apresentaram queda em 2020 com recuperação parcial em 2021; já as regiões Norte, Centro- Oeste e Sul apresentaram queda em 2020 seguida de aumento em 2021 acima do número de exames realizados em 2019.

CONCLUSÃO:

a pandemia de COVID-19 provocou impacto significativo na realização de exames diagnósticos cardiológicos no Brasil, com impacto heterogêneo conforme o método, região e sistema de saúde analisado.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: CONASS / Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: COVID-19 País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: ABC., imagem cardiovasc Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: CONASS / Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: COVID-19 País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: ABC., imagem cardiovasc Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
...