Your browser doesn't support javascript.
loading
Re-estratificação de risco de candidatos à terapia de ressincronização cardíaca guiada pela ecocardiografia com speckle tracking / Risk re-stratification of candidates for cardiac resynchronization therapy guided by speckle tracking echocardiography
Salazar, Vanessa Puche; Shinzato, Mariane Higa; Araujo Filho, Gilberto Balby; Santos, Natasha Soares Simoes dos; Moriya, Henrique Takachi; Assef, Jorge Eduardo; Barreto, Rodrigo Bellio de Mattos; Barcellos, Cecilia Monteiro Boya; Hortegal, Renato de Aguiar; Feres, Fausto; Medeiros, Paulo de Tarso Jorge.
Afiliação
  • Salazar, Vanessa Puche; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Shinzato, Mariane Higa; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Araujo Filho, Gilberto Balby; Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo. BR
  • Santos, Natasha Soares Simoes dos; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Moriya, Henrique Takachi; Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo. BR
  • Assef, Jorge Eduardo; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Barreto, Rodrigo Bellio de Mattos; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Barcellos, Cecilia Monteiro Boya; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Hortegal, Renato de Aguiar; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Feres, Fausto; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Medeiros, Paulo de Tarso Jorge; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
Arq. bras. cardiol ; 120(12 supl.1): 12-12, dez. 2023. ilus.
Artigo em Português | CONASS, Sec. Est. Saúde SP, SESSP-IDPCPROD, Sec. Est. Saúde SP | ID: biblio-1518938
Biblioteca responsável: BR79.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

A fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) é o parâmetro utilizado para a classificação dos diferentes fenótipos de insuficiência cardíaca (IC). Embora pacientes portadores de IC com FEVE reduzida (ICFER) e evidência de bloqueio de ramo esquerdo (BRE) possam ser considerados para a Terapia de Ressincronização Cardíaca (TRC), há uma taxa de aproximadamente 30% de não-respondedores. Nesse contexto, é fundamental a avaliação de novas técnicas capazes de identificar subgrupos com maior risco de desfechos e que devem ser priorizados para a TRC.

OBJETIVO:

Avaliar a FEVE com o Global Longitudinal Strain (GLS) na predição de eventos maiores em candidatos à TRC.

MÉTODOS:

Foram incluídos 99 pacientes candidatos à TRC (ICFER com FEVE≤35% e padrão de BRE no ECG), avaliados no período entre fevereiro de 2008 e outubro de 2012 com follow up de 8 anos. As análises foram segmentadas em grupos com eventos combinados internação por IC, óbito e/ou transplante cardíaco.

RESULTADOS:

Pacientes com desfecho apresentaram uma FEVE=26,2(±0,05)% e GLS=-13,9(±12,3)%, enquanto pacientes sem desfecho apresentaram FEVE=27,6(±0,05)% e GLS=-16,2(±7,2)%. A diferença entre os grupos foi estatisticamente significante para o GLS (p=0,04), mas sem significância para FEVE (p=0,07) (Figura 1). À análise de Kaplan-Meier utilizando um valor de corte do módulo de GLS<-16%, observou-se uma diferença significante nas curvas de sobrevida com significância pelo teste de log-rank (p=0.005) (Figura 2).

CONCLUSÃO:

O GLS é uma ferramenta com potencial uso na re-estratificação de pacientes com ICFER candidatos à TRC. Esse recurso além de descrever uma piora da evolução, pode também ajudar na decisão dos grupos que se beneficiariam de uma intervenção mais precoce.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: CONASS / Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Volume Sistólico Idioma: Português Revista: Arq. bras. cardiol Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo/BR / Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: CONASS / Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Volume Sistólico Idioma: Português Revista: Arq. bras. cardiol Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo/BR / Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
...