Your browser doesn't support javascript.
loading
Perfil epidemiológico de paciente com diabetes mellitus tipo 1 no estado de Sergipe entre 2002 e 2012 / Epidemiological profile of patients with type 1 diabetes mellitus in the state of Sergipe between 2002 and 2012
Reis, Hebert Maia dos; Silva, Gabriela Lelis da; Campos, Wallace Brener Santana; Silveira, Marcus André Andres; Ferreira, Elisama Daniela Gomes.
Afiliação
  • Reis, Hebert Maia dos; Universidade Federal de Sergipe. São Cristovão/SE. BR
  • Silva, Gabriela Lelis da; Universidade Federal de Sergipe. BR
  • Campos, Wallace Brener Santana; Universidade Federal de Sergipe. BR
  • Silveira, Marcus André Andres; Universidade Federal de Sergipe. BR
  • Ferreira, Elisama Daniela Gomes; Universidade Federal de Sergipe. BR
Revista Sergipana de Saúde Pública ; 2(2): 25-35, 2023. Tab.
Article em Pt | SES-SE, CONASS, ColecionaSUS | ID: biblio-1553442
Biblioteca responsável: BR2157.1
RESUMO

Introdução:

o diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é caracterizado por um distúrbio autoimune pela associação entre fatores genéticos e fatores ambientais, sendo responsável por 10% dos casos mundiais de diabetes mellitus. O diagnóstico e o tratamento precoce são indispensáveis na prevenção e na progressão das complicações crônicas, bem como dos distúrbios agudos.

Objetivo:

analisar o perfil epidemiológico de pacientes portadores de DM1 atendidos na rede pública de saúde de Sergipe, cadastrados no Sistema HiperDia entre 2002 a 2012.

Métodos:

estudo transversal, com abordagem descritiva e prospectiva não concorrente com base em dados secundários nos municípios do Estado de Sergipe.

Resultados:

no período analisado, entre os Estados do Nordeste, Sergipe apresentou o menor índice de casos de DM1. A maioria dos casos de DM1 se concentrou na faixa etária entre 30 e 59 anos e foi representado majoritariamente pelo sexo feminino. Os principais fatores de risco identificados foram sedentarismo e tabagismo, e as comorbidades associadas mais frequentes foram presença de pé diabético, acidente vascular encefálico e doenças renais.

Conclusão:

o sedentarismo é o principal fator de risco observado nos pacientes cadastrados. O conhecimento atualizado do perfil epidemiológico dessa população, pode auxiliar os profissionais e órgãos de gestão da saúde a desenvolver ações direcionadas para a redução da incidência da doença, bem como no planejamento de ações para o seu controle.
Assuntos
Palavras-chave
Texto completo: 1 Coleções: 06-national / BR Base de dados: CONASS / SES-SE / ColecionaSUS Assunto principal: Diabetes Mellitus Idioma: Pt Revista: Revista Sergipana de Saúde Pública Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article
Texto completo: 1 Coleções: 06-national / BR Base de dados: CONASS / SES-SE / ColecionaSUS Assunto principal: Diabetes Mellitus Idioma: Pt Revista: Revista Sergipana de Saúde Pública Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article