Transplante hepático com doador vivo familiar / Liver transplantation from living related donors
J. pediatr. (Rio J.)
; J. pediatr. (Rio J.);74(2): 99-106, mar.-abr. 1998. ilus, tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-220066
Biblioteca responsável:
BR3.1
RESUMO
Objetivos:
Apresentar a experiência com os primeiros 12 transplantes hepáticos com doadores vivos realizados no Hospital Sírio-Libanês de Säo Paulo.Métodos:
Foram utilizados como doadores 6 pais e 6 mäes com idade entre 30 e 48 anos. Todos os doadores form submetidos ao termo de consentimento esclarecido, à avaliaçäo clínica, laboratorial e radiológica, e à coleta prévia de sangue para autotransfusäo. A idade dos receptores variou de 7 meses a 10 anos e, o peso, de 6,3 a 34 kg. Seis receptores foram considerados de alto risco devido a complicaçöes da doença hepática avançada e foram submetidos ao transplante em caráter de urgência.Resultados:
A mortalidade dos doadores foi nula, e o tempo médio de internaçäo foi de 10 dias. Foram observadas complicaçöes técnicas em 4 receptores, enquanto que, em 7, ocorreram um ou mais episódios de infecçäo bacteriana, viral ou fúngica. Um ou mais episódios de rejeiçäo, comprovados por biópsia, foram diagnosticados em 7 pacientes. A sobrevida dos receptores foi de 67 por cento, sendo 83 por cento nos casos eletivos e 50 por cento nos casos urgentes. O seguimento pós-operatório variou de 8 a 25 meses. Dos 8 sobreviventes, 7 apresentam excelente qualidade de vida e funçäo hepática normal...
Buscar no Google
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Transplante de Fígado
/
Doadores Vivos
Aspecto:
Patient_preference
Limite:
Adult
/
Child
/
Child, preschool
/
Female
/
Humans
/
Infant
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
J. pediatr. (Rio J.)
Assunto da revista:
PEDIATRIA
Ano de publicação:
1998
Tipo de documento:
Article
País de publicação:
Brasil