Prevalência de glaucoma identificada em campanha de detecçäo em Säo Paulo / Prevalence of glaucoma identified in a detection campaign in Säo Paulo
Arq. bras. oftalmol
; Arq. bras. oftalmol;64(4): 303-307, jul.-ago. 2001. tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-292579
Biblioteca responsável:
BR1.2
RESUMO
Objetivo:
Descrever os achados de um programa de detecçäo de glaucoma em Säo Paulo dando-se ênfase para dados de prevalência de glaucoma e doenças associadas.Métodos:
Durante uma semana, em agosto de 1997, foi realizada no Hospital do Servidor Público Estadual de Säo Paulo, uma campanha de detecçäo de glaucoma. Durante este período, 1438 pacientes com idade variando entre 40 e 87 anos (média de 58,24 ñ 10,88 anos), foram examinados quanto ao glaucoma. Idade mínima de 40 anos foi utilizada como critério de inclusäo. O exame de triagem consistiu em um questionário padronizado, medida da pressäo intra-ocular (PIO) e avaliaçäo do nervo óptico por oftalmoscopia direta. Pacientes com pressäo intra-ocular elevada e/ou disco óptico suspeito foram encaminhados para exame oftalmológico detalhado, campo visual e estereofoto de papila. As fichas clínicas dos pacientes foram revistas por dois experientes observadores.Resultados:
Cento e cinco pacientes (7,3 por cento) foram diagnosticados como portadores de glaucoma sendo 86,7 por cento desses (6,3 por cento do total examinado) portadores de glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA). Cinqüenta e seis (61,5 por cento) dos pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto apresentaram pressäo intra-ocular de triagem abaixo de 22 mmHg, e somente 7 pacientes estavam em uso de medicaçäo ocular hipotensora. Outros 65 pacientes (4,5 por cento) apresentavam disco óptico suspeito, sem definitivo defeito de papila ou campo visual. Quarenta e nove pacientes (3,4 por cento) foram classificados como hipertensos oculares (pressäo intra-ocular superior a 21 mmHg com disco óptico normal). Pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto eram significantemente mais idosos que indivíduos sem glaucoma. Como esperado, a média de pressäo foi significativamente mais alta entre os pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto em relaçäo aos normais. Nenhuma relaçäo significativa foi encontrada entre diabete melito, hipertensäo sistêmica, doença coronariana, enxaqueca e história familiar de glaucoma e pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto ou normais.Conclusöes:
Foi encontrada alta prevalência de glaucoma na populaçäo estudada. A maioria dos novos diagnósticos apresentavam pressäo intra-ocular inferior a 22 mmHg. Idade avançada e pressäo intra-ocular elevada foram associados ao glaucoma primário de ângulo aberto.
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Glaucoma de Ângulo Aberto
/
Promoção da Saúde
Tipo de estudo:
Diagnostic_studies
/
Prevalence_studies
/
Prognostic_studies
/
Risk_factors_studies
/
Screening_studies
Limite:
Adult
/
Aged80
/
Humans
País/Região como assunto:
America do sul
/
Brasil
Idioma:
Pt
Revista:
Arq. bras. oftalmol
Assunto da revista:
OFTALMOLOGIA
Ano de publicação:
2001
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil