Resultados de técnicas de reprodução assistida em pacientes previamente submetidas a cirurgia ovariana para o tratamento da endometriose / Outcome of assisted reproduction treatment in patients with previous ovarian surgery for endometriosis
Rev. bras. ginecol. obstet
; Rev. bras. ginecol. obstet;24(6): 371-376, jul. 2002. ilus, tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-331543
Biblioteca responsável:
BR26.1
RESUMO
Objetivo:
avaliar os efeitos da cirurgia ovariana prévia para o tratamento da endometriose na resposta ovariana durante ciclos de reprodução assistida e na taxa de gravidez subseqüente.Métodos:
foram avaliadas 61 mulheres inférteis, com cirurgia ovariana prévia para endometriose, submetidas a 74 ciclos de fertilização in vitro/injeção intracitoplasmática de espermatozóides (FIV/ICSI) (Grupo caso), e comparadas a 74 pacientes inférteis, submetidas a 77 ciclos de FIV/ICSI no mesmo período e na mesma clínica, sem cirurgia ovariana prévia ou endometriose (Grupo controle). As pacientes foram pareadas por idade e tratamento realizado. A FIV foi realizada utilizando-se o protocolo longo para dessensibilização hipofisária seguida de indução da foliculogênese, monitorizada por ultra-sonografia e dosagem de estradiol. Após punção folicular os oócitos eram inseminados ou injetados e os embriões obtidos foram transferidos entre o dia 2 e dia 5 pós-inseminação.Resultados:
pacientes com menos de 35 anos previamente submetidas a cirurgia ovariana recrutaram número menor de oócitos quando comparadas às pacientes do grupo controle (p=0,049). O número de ampolas utilizadas, a duração da foliculogênese, o número de folículos, a taxa de fertilização e de gravidez (53 e 56,2 por cento, respectivamente, para os grupos caso e controle) foram semelhantes. Mulheres com idade superior a 35 anos com cirurgia ovariana prévia necessitaram de maior número de ampolas para superovulação (p=0,0017) e apresentaram um número menor de folículos e oócitos (p=0,001). Um total de 10 pacientes ficaram grávidas no grupo caso (34,5 por cento) e 14 no grupo controle (48,3 por cento) (p=0,424).Conclusão:
a cirurgia ovariana para tratamento da endometriose reduz a resposta ovariana durante ciclos de FIV/ICSI em mulheres >35 anos e apresenta tendência a diminuir as taxas de gravidez. Assim, acreditamos que, para as pacientes inférteis com endometriose ovariana, o tratamento conservador deve ser considerado como primeira opção a fim de se evitar redução na resposta ovariana
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Endometriose
/
Infertilidade Feminina
Tipo de estudo:
Guideline
Limite:
Adult
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. ginecol. obstet
Assunto da revista:
GINECOLOGIA
/
OBSTETRICIA
Ano de publicação:
2002
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil