Uma experiência de política social na administraçäo pública municipal: mutiröes em favelas - RJ / Experience of social policy in municipal public management: collective action in slums of Rio de Janeiro city
In. Fundaçäo do Desenvolvimento Administrativo. O Enfrentamento da questäo social: experiências municipais. Säo Paulo, Fundaçäo do Desenvolvimento Administrativo, 1989. p.90-116, tab.
Monography
em Pt
| LILACS
| ID: lil-350001
Biblioteca responsável:
BR939.1
Localização: BR939.1; 304(81), E56
RESUMO
Reúne informaçöes sobre a experiência de gestäo coletiva à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Prefeitura do Rio de Janeiro (SMDS), de 1987 a 1988. Faz uma retrospectiva dos trabalhos desenvolvidos. Assinala os avanços e conquistas para o movimento comunitário no universo da SMDS um programa global de urbanizaçäo de favelas, a luta pelo acesso à terra, a garantir de qualidade no programa de educaçäo e saúde, a integraçäo com as demais secretarias municipais, o combate à política clientelista e o fortalecimento do planejamento no "lobby" do social. Registra a dificuldade de administar do ponto de vista dos interesses da populaçäo mais pobre, priorizando serviços essenciais (educaçäo, postos de saúde, creches, obras de saneamento, drenagem, escadaria e pavimentaçäo nas favelas, programas de assentamentos, regularizaçäo dos loteamentos clandestinos e irregulares), sofrendo os bloqueios e pressöes políticas dos Governos Estadual e Federal e a má vontade dos grandes empreiteiros ao verem os seus interesses contrariados. Insiste na viabilidade e necessidade de uma política de aliança, demonstrando eficiência no exercício do poder a serviço da populaçäo pobre da cidade. (NMPM)
Buscar no Google
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Política Pública
/
Estratégias de Saúde Locais
/
Áreas de Pobreza
Aspecto:
Determinantes_sociais_saude
Limite:
Humans
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
1989
Tipo de documento:
Congress and conference
/
Monography
País de publicação:
Brasil