Your browser doesn't support javascript.
loading
Análise da situação do aleitamento na população da região Sul de São Paulo / Current situation of maternal breast in the Southern region of São Paulo
Gouvêa, Lélia Cardamone; Eyama, Ana Paula Midori; Castro, Ariane Gianfelice de; Sakamiti, Graciela Miyuki Kato; Gimenes, Márcia Liciene; Yamashita, Maria Cristina; Yamashita, Milene Mitiko; Novo, Neil Ferreira; Juliano, Yara; Armond, Jane Eston; Cury, Maria Cristina Faria.
Afiliação
  • Gouvêa, Lélia Cardamone; Universidade de Santo Amaro. Faculdade de Medicina. BR
  • Eyama, Ana Paula Midori; Universidade de Santo Amaro. Faculdade de Medicina. BR
  • Castro, Ariane Gianfelice de; Universidade de Santo Amaro. Faculdade de Medicina. BR
  • Sakamiti, Graciela Miyuki Kato; Universidade de Santo Amaro. Faculdade de Medicina. BR
  • Gimenes, Márcia Liciene; Universidade de Santo Amaro. Faculdade de Medicina. BR
  • Yamashita, Maria Cristina; Universidade de Santo Amaro. Faculdade de Medicina. BR
  • Yamashita, Milene Mitiko; Universidade de Santo Amaro. Faculdade de Medicina. BR
  • Novo, Neil Ferreira; Universidade de Santo Amaro. Departamento de Saúde Pública. BR
  • Juliano, Yara; Universidade de Santo Amaro. Departamento de Saúde Pública. BR
  • Armond, Jane Eston; Universidade de Santo Amaro. Faculdade de Medicina. BR
  • Cury, Maria Cristina Faria; Universidade de Santo Amaro. Faculdade de Medicina. BR
Rev. paul. pediatr ; 20(6): 267-274, dez. 2002. tab
Article em Pt | LILACS | ID: lil-363152
Biblioteca responsável: BR584.1
RESUMO

Objetivo:

Conhecer a atual situação do aleitamento materno na Região Sul do município de São Paulo, onde a Universidade de Santo Amaro está inserida.

Métodos:

Estudo de corte transversal, realizado na Campanha Nacional de Multivacinação de 2001, na Região Sul do município de São Paulo, nos postos de vacinação de Cidade Dutra, Socorro, Grajaú, Marsilac e Parelheiros. Foram entrevistadas mães de crianças com idade até 7 meses completos, por meio de um questionário de perguntas fechadas, contendo unidade de saúde, idade da criança e da mãe, trabalho materno fora do lar, se estava amamentando, se amamentou alguma vez e por quanto tempo, se oferecia outros tipos de alimentos além do leite materno, bem como a idade de introdução e se recebeu algum tipo de orientação sobre amamentação. Os dados obtidos foram digitados e analisados no programa EPINFO-6.

Resultados:

Foram entrevistadas 2.055 mães; 70,9 por cento estavam amamentando e, destas, 24,7 por cento em aleitamento materno exclusivo. A idade mediana do desmame 2 meses de idade. O chá foi o primeiro líquido oferecido aos lactentes além do leite materno, com idade mediana de introdução de 1 mês de vida; 19,4 por cento das mães trabalhavam fora do lar e, destas, 64,32 por cento mantiveram a amamentação. Receberam algum tipo de orientação ao aleitamento materno 88,9 por cento das mães.

Conclusões:

O desmame precoce está ocorrendo a partir do primeiro mês de vida, com a introdução do chá, seguido da água e outro leite, demonstrando que as mães, apesar de iniciarem a amamentação, não têm recebido o apoio necessário para solucionar as dificuldades iniciais da lactação. São necessários programas de incentivo e apoio à manutenção da amamentação.
Assuntos
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Assunto principal: Desmame / Aleitamento Materno Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies Limite: Humans / Infant / Newborn Idioma: Pt Revista: Rev. paul. pediatr Assunto da revista: PEDIATRIA Ano de publicação: 2002 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Assunto principal: Desmame / Aleitamento Materno Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies Limite: Humans / Infant / Newborn Idioma: Pt Revista: Rev. paul. pediatr Assunto da revista: PEDIATRIA Ano de publicação: 2002 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil