Angioedema hereditário: intervenções iatrogênicas - Caso clínico comentado / Hereditary angioedema: iatrogenic interventions
Rev. bras. alergia imunopatol
; 28(4): 212-214, jul.-ago. 2005. ilus
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-425802
Biblioteca responsável:
BR32.1
RESUMO
Objetivo:
Apresentar o caso clínico de um paciente com dor abdominal recorrente submetido a quatro intervenções cirúrgicas no período de cinco meses. Descrição Paciente masculino, 31anos, com história de dor abdominal recorrente desde os sete anos de idade que motivou diversos atendimentos em serviço de emergência. Nos cinco meses que antecederam a consulta em nosso serviço foi submetido a quatro laparotomias exploradoras sem conclusão diagnóstica, além de referir emagrecimento de 30 kg. Foram dosadas as concentrações séricas do inibidor de C1 esterase (C1-INH) e do quarto componente do complemento (C4), e ambas estavam reduzidas. Iniciado tratamento com hormônio androgênio atenuado, houve melhora clínica, e atualmente está assintomático.Comentários:
Trata-se de um caso de angioedema hereditário (AEH) com predomínio de manifestações gastrintestinais. O retardo no diagnóstico provocou a realização desnecessária de quatro intervenções cirúrgicas, que resultaram em desnutrição e perda de qualidade de vida. O AEH deve ser incluído entre os diagnósticos diferenciais de dor abdominal recorrente com o objetivo de evitar intervenções cirúrgicas iatrogênicas nestes pacientes.
Buscar no Google
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Técnicas In Vitro
/
Dor Abdominal
/
Proteínas Inativadoras do Complemento 1
/
Angioedema
Tipo de estudo:
Diagnostic_studies
Aspecto:
Patient_preference
Limite:
Adult
/
Aged
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. alergia imunopatol
Assunto da revista:
ALERGIA E IMUNOLOGIA
Ano de publicação:
2005
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil
País de publicação:
Brasil