Your browser doesn't support javascript.
loading
Formação, vida profissional e subjetividade: narrativas de trabalhadores de Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil / Professional training, working life and subjectivity Psychosocial Care Center for children and adolescents workers narratives
São Paulo; s.n; 2013. 151 p. tab.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-713118
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1; MTR, 1961. CM. 54312/2013 / BR67.1; MTR, 1961, revisada. CM. 54522/2013
RESUMO

Introdução:

O atual modelo de saúde mental infantojuvenil tem como um dos seus pilares a transformação da postura dos profissionais da área. Espera-se que eles se coloquem de corpo inteiro e se impliquem subjetivamente no trabalho. Esses profissionais têm papel fundamental nas direções tomadas ao longo dos anos, contudo são historicamente desvalorizados e pouco estudados.

Objetivo:

Descrever e analisar a subjetividade, as experiências de formação e a trajetória de vida de trabalhadores de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSi) e suas relações com o processo de inserção e prática nesse campo.

Método:

Foi realizado um questionário com perguntas semi abertas e entrevistas narrativas com 8 trabalhadores de diferentes categorias profissionais lotados em 2 CAPSis do Município de São Paulo, um deles gerenciado diretamente pela Prefeitura e outro por Organização Social de Saúde (OSS). Para análise das entrevistas narrativas foi utilizada a proposta de Shutze. O Referencial Teórico foi construído a partir de diferentes autores que dialogam entre si, dentre eles Dejours e Schwartz.

Resultados:

Constaram-se importantes diferenças entre os trabalhadores do CAPSi gerenciado por OSS e pela Prefeitura no que se refere ao perfil profissional, às motivações para o trabalho, ao tipo de formação que buscam e aos sentidos atribuídos ao trabalho. No entanto, todos os trabalhadores revelam características comuns impacto recíproco que a vida pessoal e o trabalho na saúde mental marcam sua atuação profissional; carência de capacitação oferecida pelos serviços e grande distância entre as necessidades reais do serviço e os treinamentos oferecidos.

Conclusão:

A tendência atual do mundo do trabalho caminha em sentido oposto às propostas da Reforma Psiquiátrica, fazendo com que os profissionais mais antigos encontrem dificuldades e os mais jovens se afastem dos pressupostos da Reforma Psiquiátrica. Junto a isso, a complexidade das propostas de tratamento nos CAPSis e a falta de espaços de discussão e potencialização do trabalho, que deviam ser oferecidos pelas instituições, faz com que ambos os grupos de profissionais sintam-se perdidos e sozinhos. A formação transcende o espaço técnico no qual ela se delimita inicialmente e se espraia para diversos setores da vida do indivíduo.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Percepção / Saúde Mental / Inquéritos e Questionários / Serviços de Saúde Mental Tipo de estudo: Estudo prognóstico / Pesquisa qualitativa Limite: Humanos Idioma: Português Ano de publicação: 2013 Tipo de documento: Áudio / Tese
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Percepção / Saúde Mental / Inquéritos e Questionários / Serviços de Saúde Mental Tipo de estudo: Estudo prognóstico / Pesquisa qualitativa Limite: Humanos Idioma: Português Ano de publicação: 2013 Tipo de documento: Áudio / Tese
...