Your browser doesn't support javascript.
loading
Femur lengthening with monoplanar external fixator associated with locked intramedullary nail.
Fernandes, Henrique Paradella Alvachian; Barronovo, Danilo Gabriel do Nascimento Silva; Rodrigues, Fabio Lucas; Hono, Marcos.
Afiliação
  • Fernandes HP; Hospital Estadual Mario Covas, Faculdade de Medicina do ABC, Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, Santo André, SP, Brazil.
  • Barronovo DG; Hospital Estadual Mario Covas, Faculdade de Medicina do ABC, Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, Santo André, SP, Brazil.
  • Rodrigues FL; Hospital Estadual Mario Covas, Faculdade de Medicina do ABC, Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, Santo André, SP, Brazil.
  • Hono M; Hospital Estadual Mario Covas, Faculdade de Medicina do ABC, Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, Santo André, SP, Brazil.
Rev Bras Ortop ; 52(1): 82-86, 2017.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-28194386
RESUMO
OBJETIVO: Demonstrar que a técnica de alongamento do fixador externo associado a haste intramedular bloqueada é eficaz e traz benefícios quanto ao tempo de uso do fixador e a melhoria na reabilitação. MÉTODO: Entre janeiro de 2005 e maio de 2014 foram tratados 31 pacientes com discrepância de membros inferiores com média de encurtamento de 5,31 cm. As etiologias da deformidade foram sequelas de fratura de fêmur, infecção, displasia de desenvolvimento do quadril, paralisia infantil e fêmur curto congênito. RESULTADOS: O tempo médio de fixação externa foi de 2,47 meses (índice de fixação externa de 16,15 dias por centímetro). O tempo médio necessário para consolidação óssea foi 6,66 meses (índice de consolidação 43 dias por centímetro). A amplitude de movimento do joelho média inicial era de -1 a 100 graus e no término do tratamento de 0 a 115 graus. As complicações observadas foram osteotomias incompletas, subluxação de quadril, quebra do fixador, limitação da amplitude do joelho e necessidade de retirada de material. CONCLUSÃO: A técnica de alongamento femoral com fixador externo monolateral sobre haste intramedular propicia um tempo menor de uso do fixador externo, melhor proteção do regenerado ósseo e reabilitação precoce, não isenta de complicações.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Rev Bras Ortop Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Rev Bras Ortop Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil