Your browser doesn't support javascript.
loading
Mild cognitive impairment in older adults: Analysis of some factors.
Dixe, Maria Dos Anjos; Braúna, Mônica; Camacho, Timóteo; Couto, Filipa; Apóstolo, João.
Afiliação
  • Dixe MDA; Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), Polytechnic Institute of Leiria (IPLeiria), Leiria, Portugal.
  • Braúna M; Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), Polytechnic Institute of Leiria (IPLeiria), Leiria, Portugal.
  • Camacho T; Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), Polytechnic Institute of Leiria (IPLeiria), Leiria, Portugal.
  • Couto F; The Health Sciences Research Unit: Nursing, Nursing School of Coimbra, Coimbra, Portugal.
  • Apóstolo J; The Health Sciences Research Unit: Nursing, Nursing School of Coimbra, Coimbra, Portugal.
Dement Neuropsychol ; 14(1): 28-34, 2020.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-32206195
RESUMO
O declínio cognitivo leve é um aspecto temido do envelhecimento associado à fragilidade vivenciada pelos indivíduos. OBJETIVO: Determinar o número de idosos com comprometimento neurocognitivo leve; determinar a relação das variáveis sociodemográficas e clínicas por grupo de indivíduos com ou sem comprometimento neurocognitivo leve e determinar a relação entre o comprometimento neurocognitivo leve avaliado pelo 6CIT e os domínios cognitivos avaliados pelo MoCA. MÉTODOS: Estudo correlacional realizado em 44 idosos de instituições de creche e residência permanente, com idade média de 88,9 ± 8,8 anos, que responderam a uma entrevista estruturada composta por dados sociodemográficos e clínicos. RESULTADOS: Os idosos que residem em casa apresentam maior índice de massa corporal médio e número de patologias que os idosos que vivem em uma instituição para idosos (p < 0,01). 63,6% dos idosos não apresentam comprometimento neurocognitivo leve e não são encontradas diferenças ao atravessar o contexto da residência. Na comparação entre 6CIT e MoCA produz diferenças no domínio geral e subdomínios visuais, de atenção, abstração e orientação. CONCLUSÃO: É necessário otimizar as intervenções de estimulação cognitiva de acordo com o contexto de residência no nível de comorbidades e nutrição.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Qualitative_research Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article País de afiliação: Portugal País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Qualitative_research Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article País de afiliação: Portugal País de publicação: Brasil