Your browser doesn't support javascript.
loading
IS THE "U-SIGN" RADIOLOGIC FEATURE OF A POSTERIOR CRUCIATE LIGAMENT TIBIAL AVULSION FRACTURE?
Piedade, Sergio Rocha; Ferreira, Daniel Miranda; Hutchinson, Mark; Maffulli, Nicola; Mischan, Martha Maria; Neyret, Philippe.
Afiliação
  • Piedade SR; Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP, Brazil.
  • Ferreira DM; Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP, Brazil.
  • Hutchinson M; University of Illinois at Chicago, Chicago, IL, USA.
  • Maffulli N; Centre for Sports and Exercise Medicine, Barts and The London School of Medicine and Dentistry, Mile End Hospital, London, UK.
  • Mischan MM; Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Bioestatística, Botucatu, SP, Brazil.
  • Neyret P; University of Lyon, Lyon, France.
Acta Ortop Bras ; 29(4): 189-192, 2021.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-34566476
RESUMO
OBJETIVO: Avaliando nossos casos de fratura-avulsão da inserção tibial do ligamento cruzado posterior, observamos que uma imagem em forma de U estava presente na radiografia plana anteroposterior do joelho afetado, mesmo nos casos em que a visão do perfil do joelho era inconclusiva quanto à fratura por avulsão do ligamento cruzado posterior (LCP) tibial, uma fratura "oculta". Portanto, buscamos investigar se havia uma correlação anatômica entre esse sinal radiológico U e a inserção tibial do LCP, além de verificar a confiabilidade intra e interexaminadores desse sinal na prática clínica. MÉTODOS: Os dados das larguras e alturas da área de inserção tibial do LCP e da área do sinal U foram medidos e comparados com a maior largura da tíbia. Além disso, foram analisadas a confiabilidade e a reprodutibilidade dessa imagem. RESULTADOS: A altura da área do sinal U e da área de inserção anatômica do ligamento cruzado posterior não mostraram diferença, e ambas estavam localizadas topograficamente nos dois quartos centrais da extremidade proximal da tíbia. A avaliação radiográfica mostrou excelentes taxas de concordância Kappa entre interobservador e intraobservador, com alta confiabilidade e reprodutibilidade. CONCLUSÃO: O sinal U é uma característica radiográfica da fratura por avulsão tibial do LCP que pode vista na radiografia AP. Existe uma alta associação entre as proporções da altura da área do sinal U na radiografia e da altura anatômica da inserção tibial do LCP RM local em relação à maior largura da tíbia proximal. O sinal radiográfico U mostrou excelentes taxas de concordância interobservador e intraobservador, com valores de Kappa superiores a 0,8. Nível de Evidência IV, Estudos Diagnósticos - Investigação de um exame para diagnóstico.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil