Your browser doesn't support javascript.
loading
Hematological and biochemical values in Breton breed horses in Brasília-DF.
da Conceição, Fábia Fernanda Cardoso de Barros; de Mattos, Brunna Helena Vidal; Sá, Paula Aguiar; Marçola, Tatiana Guerrero; da Silva, Gilmara Araújo; Teixeira, Heitor Castro Alves; Campebell, Rita de Cássia.
Afiliação
  • da Conceição FFCB; Undergraduate in Veterinary Medicine, Departamento de Medicina Veterinária, Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC), Brasília, DF, Brazil.
  • de Mattos BHV; Undergraduate in Veterinary Medicine, Departamento de Medicina Veterinária, Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC), Brasília, DF, Brazil.
  • Sá PA; Veterinarian, MSc., Departamento de Medicina Veterinária, FACIPLAC, Brasília, DF, Brazil.
  • Marçola TG; Veterinarian, DSc., Departamento de Medicina Veterinária, FACIPLAC, Brasília, DF, Brazil.
  • da Silva GA; Veterinarian, DSc., 32º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) - Grupo D. Pedro I, Brasília, DF, Brazil.
  • Teixeira HCA; Veterinarian, DSc., Departamento de Medicina Veterinária, FACIPLAC, Brasília, DF, Brazil.
  • Campebell RC; Veterinarian, DSc., Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brazil.
Braz J Vet Med ; 44: e001122, 2022.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-35749079
RESUMO
Devido à escassez de informações sobre equinos da raça Bretão, objetivou-se estudar valores hematobioquímicos da raça. Foram coletadas amostras de sangue de 29 Bretões, machos e fêmeas de diferentes idades, em Brasília-DF, distribuídos entre grupos, segundo idade, sem distinção de sexo (G1): animais de 4 a 9 anos (n=16) e (G2): de 10 a 26 anos (n=13). Os mesmos também foram distribuídos em machos e fêmeas para comparação entre os sexos. Valores para hemácia, hemoglobina, creatinina e ureia foram estatisticamente maiores nas fêmeas. Fibrinogênio foi maior nos machos. Valores de linfócitos do G1 foram maiores, mas o volume corpuscular médio, monócitos, neutrófilos e GGT do G1 foram menores que do G2. Valor do hematócrito difere entre idades das fêmeas e foi superior ao dos machos, os animais machos mais velhos apresentaram valores superiores aos jovens. As fêmeas apresentaram valores de plaquetas menores que os machos, sendo que as mais velhas apresentaram valores de plaqueta maiores que as mais jovens, da mesma forma que os machos. No G1, as fêmeas apresentaram os maiores valores de leucócitos. Os valores de leucócitos nos machos do G2 foram maiores que os do G1. Esse mesmo comportamento ocorreu para linfócitos, eosinófilos e creatinaquinase. Já para as variáveis albumina e aspartato aminotransferase, no grupo de animais de 4 a 9 anos, as fêmeas tiveram os maiores valores. Bretões são animais de sangue frio, o que condiz com os valores do hemograma observados. Porém, conclui-se que estes equinos apresentam valores bioquímicos similares aos de sangue quente.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En Revista: Braz J Vet Med Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En Revista: Braz J Vet Med Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil