Your browser doesn't support javascript.
loading
AGREGAÇÃO DE COMPORTAMENTOS SEDENTÁRIOS EXCESSIVOS EM ESCOLARES
Preprint em Português | SciELO Preprints | ID: pps-8469
Biblioteca responsável: BR1.1
ABSTRACT

Objetivo:

Estimar a prevalência e os fatores associados à agregação de quatro comportamentos sedentários excessivos em escolares da rede pública de ensino de Jequié-BA.

Métodos:

Pesquisa realizada com amostra de estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino de uma cidade do interior da Bahia, Brasil. Os quatro comportamentos sedentários observados foram tempo de tela assistindo televisão durante e no final de semana, tempo de tela usando computador/videogame durante e no final de semana. As variáveis ​​sociodemográficas e de estilo de vida (preditores) serviram para identificar os respectivos fatores associados à agregação dos quatro comportamentos sedentários (desfecho). A associação foi determinada pela Razão de Prevalência (RP) com intervalo de confiança (IC) de 95%.

Resultados:

A amostra foi composta por 972 escolares, sendo a maior proporção de adolescentes do sexo feminino 53,4% (n = 519), a maior prevalência de comportamentos sedentários excessivos foi para o tempo de tela de TV e computador/videogame, nos finais de semana (24,6% e 25,1%), conforme mostrado no.

Conclusões:

Houve elevado valor agregado dos quatro comportamentos sedentários. As estudantes do sexo feminino eram menos propensas a serem expostas ao resultado. Porém, aqueles que não trabalhavam, que eram considerados insuficientemente ativos e que não alcançavam consumo adequado de hortaliças, aumentaram a probabilidade de agregação dos quatro comportamentos sedentários.
RESUMO

Objetivo:

Estimar a prevalência e os fatores associados à agregação de quatro comportamentos sedentários excessivos (tempo de tela TV/semana, tempo de tela TV/final de semana, tempo de tela computador/semana, tempo de tela computador/final de semana) em escolares da rede pública de Jequié-BA

Métodos:

Levantamento com amostra de escolares, do ensino médio, da rede estadual de ensino em uma cidade no interior da Bahia, Brasil. Os quatro comportamentos sedentários observados foram tempo de tela assistindo televisão durante e ao final de semana, tempo de tela usando computador/videogame durante e ao final de semana. As variáveis ​​sociodemográficas e do estilo de vida (preditores) serviram para identificar os fatores relacionados à agregação dos quatro comportamentos sedentários (desfecho). A associação foi determinada pela Razão de Prevalência (RP) com intervalo de confiança (IC) de 95%.

Resultados:

A amostra foi composta por 972 escolares, sendo maior proporção de adolescentes do sexo feminino 53,4% (n = 519), a maior prevalência dos comportamentos sedentários excessivos foi para o tempo de tela de TV e computador/videogame, aos primeiros por semana (24,6% e 25,1%).

Conclusões:

 Houve um elevado valor de agregação (a combinação da prevalência observada foi maior que a prevalência esperada para os quatro comportamentos sedentários excessivos). Os escolares do sexo feminino apresentavam menores probabilidades de exposição ao desfecho. No entanto, aqueles que não trabalharam, que foram considerados insuficientemente ativos e que não atingiam o consumo adequado de verduras, aumentaram a probabilidade da agregação dos quatro comportamentos sedentários.


Texto completo: Disponível Coleções: Preprints Base de dados: SciELO Preprints Idioma: Português Ano de publicação: 2024 Tipo de documento: Preprint

Texto completo: Disponível Coleções: Preprints Base de dados: SciELO Preprints Idioma: Português Ano de publicação: 2024 Tipo de documento: Preprint
...