A estruturação do ego: o estudo do grau de estruturação do ego de profissionais de saúde através do questionário desiderativo
Psic
; 1(1): 28-34, out.1999.
Article
em Pt
| INDEXPSI
| ID: psi-20968
Biblioteca responsável:
BR85.1
Localização: BR85.1; USP/IP/SBD / BR27.1; PUC-CAMPINAS/SBI / BR65.1; UNISA/BT
RESUMO
Esse estudo preliminar tem como objetivo principal estudar as condições emocionais de profissionais da área da saúde, os quais lidam diretamente com a morte e o sofrimento, e precisam estar em condições de suportar fortes cargas de angústia. Escolhemos como técnica de estudo o Questionário Desiderativo de Bernstein. Assim, pretendemos trazer contribuições na área das Técnicas Projetivas, com um instrumento, extremamente rico e pouco estudado em nosso meio. Compõem a amostra 40 sujeitos, de ambos os sexos, com idades variando de 22 a 60 anos, (a maioria entre 30 e 45 anos), sendo 5 enfermeiras; 2 nutricionistas; 13 médicos e 20 auxiliares de enfermagem. Foram submetidos a aplicações individuais do Desiderativo, por psicólogas treinadas, com as seis perguntas (3 escolhas e 3 rejeições). Foram avaliadas as seguintes categorias (considerando a amostra de uma maneira geral) Captação das Instruções; Tempo de Reação; Ordem em que aparecem as escolhas (e as mais freqüentes); Características que definem o objeto escolhido (Grau de diferenciação e de determinação conceptual). Objetivemos os resultados:
sempre as primeiras respostas (positivas - predomínio de PÁSSARO, e CACHORRO; negativas - predomínio de COBRA); 32 testes completos (faltando mais respostas de vegetal negativa); TR médio (apresentado em forma de gráficos) aumentando de 1+ e 1- para 3+ e 3-; presença de resposta ÁGUA como inanimada positiva (angústia). Pretendemos ampliar a amostra, e testar hipóteses levantadas(AU)
Buscar no Google
Coleções:
06-national
/
BR
Base de dados:
INDEXPSI
Idioma:
Pt
Revista:
Psic
Ano de publicação:
1999
Tipo de documento:
Article