A pesquisa-intervenção em Psicologia do Trabalho em um aporte que toma o desenvolvimento como método e objeto / The intervention-research in Work Psychology in a contribution that takes development as method and object
Fractal rev. psicol
; 27(1): 12-15, jan.-abr. 2015.
Article
em Pt
| INDEXPSI
| ID: psi-69775
Biblioteca responsável:
BR1.1
RESUMO
O Núcleo de Estudos e Intervenção em Trabalho, Subjetividade e Saúde (Nutras) é um grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal Fluminense. Uma de suas linhas de pesquisa tem como objeto o trabalho como operador de saúde. A principal referência teórica é a corrente da psicologia do trabalho chamada clínica da atividade, fundada na psicologia histórico-cultural de Vigotski, em intercessão com outras teorias como a linguística de Bakhtin (2006) e a ergonomia situada francofônica (WISNER, 1995). Numa abordagem clínica do trabalho, toma o conceito de desenvolvimento como central, utilizando-o como método para uma intervenção dialógica a Oficina de Fotos.(AU)
ABSTRACT
The Nucleus of Studies and Intervention in Work, Subjectivity and Health (Nutras) is a research group linked to Fluminense Federal University in Rio de Janeiro, Brazil. One of its lines of research focuses work as an operator of health. The main theoretical reference is the psychology current called Clinic Of Activity, funded in Vigotskis historical-cultural psychology, in intercession with other theories as Bakhtins linguistics and Francophone ergonomics (WISNER, 1995). In a clinical approach to work, it takes the concept of development as central and has been using the Photography Workshop as a method for dialogic intervention.(AU)
Palavras-chave
Texto completo:
1
Coleções:
06-national
/
BR
Base de dados:
INDEXPSI
Assunto principal:
Psicologia
/
Trabalho
/
Desenvolvimento Humano
Idioma:
Pt
Revista:
Fractal rev. psicol
Ano de publicação:
2015
Tipo de documento:
Article